Palavra chave com acento ou grafia errada

palavra chaveSe você trabalha com SEO com certeza já precisou pensar em quais palavras chaves seu cliente tem maiores possibilidades de obter sucesso na internet. Mas e quando a palavra chave escolhida tem um grande volume de pesquisas com problemas de acentuação ou com a grafia errada?

Hoje me deparei com este problema, então comecei a pesquisar e cheguei às conclusões abaixo.

Não otimizar as palavras chaves com grafia errada

Isso talvez funcionasse muito bem há tempos atrás, mas hoje dificilmente você obterá grandes resultados. Quando digitamos um termo no buscador com a grafia errada ele logo exibe para nós uma frase já corrigindo o termo.

Veja o exemplo caso pesquisemos o termo errado “Prano de saude”:

Exibindo resultados para plano de saude. Em vez disso, pesquisar por prano de saude.

Os resultados já são exibidos para o termo com a grafia correta. Então se a pessoa digitou errado consciente ou não, ela verá sites que foram otimizados para o termo escrito corretamente.

Se você fez essa busca no Google, provavelmente, deve ter encontrado algum resultado que mistura as variações da palavra chave saúde com e sem acento.

Calma, esse site fugiu a regra acima, mas a segunda conclusão que cheguei hoje vai fazer com que você concorde comigo.

grafia errada

Mostre profissionalismo escrevendo corretamente

Encontrar palavras escritas de forma errada não passa credibilidade. Procure sempre escrever corretamente.

Se o seu site recebe muitos acessos através de pesquisas de keywords escritas de forma errada é um bom sinal de que você pode otimizar sua página para o termo com a grafia correta.

O que fazer com esses termos escritos errados?

Tudo bem, você não quer se descartar dessas palavras. Então ao invés de colocá-las no meio do texto coloque-as na meta tag keywords ou então procure utilizá-las em meios onde a linguagem pode ser totalmente informal como é o caso do Twitter. Embora eu recomende apenas que você se utilize das palavras com problemas de acentuação, pois elas não afetam tanto na leitura.

Para exemplificar o que estou dizendo: Se você twittar plano de saude (sem acento) isso não afeta em nada na leitura, mas se você twittar prano de saúde provavelmente passará a imagem de alguém que não sabe escrever.

Conclusão

Procure otimizar sempre as palavras com grafia correta, mas sempre fique atento as variações devido a acentuação ou buscas por palavras com grafia errada.

Veja também dicas para aprender a escrever bem para web com as técnicas de webwriting.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima