Curso de SEO: Webwriting

webwritingA forma como escrevemos também influencia em nossa estratégia de SEO. É muito importante mencionar a palavra-chave que você otimiza na página, procure utilizar sinônimos e variações de dialetos locais, não abuse da quantidade de palavras no conteúdo, resumindo seja natural.

A periodicidade é muito importante, pois os mecanismos de busca atualizam suas bases de dados constantemente, mas isto não quer dizer que eles passam todos os dias no seu site. Procure realizar atualizações constantes e com intervalos definidos, pois assim os mecanismos de buscas sabem de quanto em quanto tempo devem passar em nosso site em busca de novas informações.

Devemos procurar sempre enriquecer o texto. Desenvolver e conectar tópicos são muito importantes. Nos mecanismos de buscas existem métricas que só são obtidas a partir do momento em que existe navegação dentro do site, ou seja, navegar entre as páginas é importante.

Adicionar referencias passam credibilidade, mesmo que sejam links para outros sites (lembrar de usar taget=_blank e tomar cuidado com o linkjuice).

Somente um bom conteúdo não torna o texto rico, na verdade pode torná-lo cansativo.
Mas para deixarmos ele mais atrativo podemos utilizar:

  • Fotos e imagens
  • Vídeos
  • Tópicos
  • Listagens
  • Espaçamentos estratégicos entre os parágrafos
    Isto faz com que o leitor pegue um fôlego e tenha vontade de ler até o fim

Comenta-se muito em utilizar a técnica de pirâmide invertida. Recomendo que depois você dê uma lida sobre o assunto e veja se é interessante aplicar isto ao seus textos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_invertida

Não pense que usabilidade fica só na parte do layout. A usabilidade dos textos é em F e devemos lembrar quando estamos escrevendo.

As áreas vermelhas da figura são as áreas que chamamos de quentes, ou seja, é onde o usuário presta mais atenção.

Deixar as partes mais importantes do seu texto nessas áreas é uma boa estratégia para que o usuário sinta o interesse para ler até o final.

leitura em F

Negritos, sublinhados, itálicos e afins devem ser utilizados para dar destaques a informações e prender a atenção do leitor.

Exclamações demais e letras maiúsculas não são boas práticas, pois na internet elas são como se você estivesse gritando. Fique atento!

Você ainda pode otimizar de conteúdo evitando na URL as palavras: de, a, para, onde, que, etc, pois elas não agregam nenhuma relevância. Procure utilizar no máximo 5 palavras, de 60 até 70 caracteres, por causa da URL amigável.

A repetição de título não é legal, pois você começa a disputar com você mesmo quando alguém pesquisa sobre o tema do post. Procure variar para ter uma gama maior de palavras chave.

Existem diversas lugares onde você pode encontrar os termos mais populares do momento:

  • Google Insights
  • Google Adwords Keyword External Tool
  • Nuvem de tags em social media
  • Nuvem de tags
    • Social Monitor Tools (MestreSEO)

Falaremos melhor dessas ferramentas em outro post.

Uma última dica que deixo é sobre o horário em que suas atualizações são realizadas. Na internet as informações ficam velhas muito rápido, então se você quiser utilizar as ferramentas do Google, como a área de noticias ou a busca em tempo real, descubra os hábitos de seus clientes e trabalhe em cima disto. Assim a informação estará lá na hora que seus visitantes procuram.

tempo real

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Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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