Planejamento Estratégico de SEO

Planejamento Estratégico de SEO

No começo do ano normalmente os profissionais de Marketing Digital tem a grande missão de criar um planejamento para o ano que se inicia e o SEO não fica de fora.

Pensando nisso gravei o vídeo abaixo mostrando várias dicas sobre como montar um planejamento estratégico de SEO.

Planejamento Estratégico de SEO

Definição de Metas

É muito importante você definir quais são as metas iniciais do seu projeto de SEO e como irá mensurar o resultado. As metas vão ajudar você a traçar quais serão as atividades necessárias e mais importantes para você priorizar em seu cronograma.

Toda meta deve ser clara, com uma forma fácil de verificação e o principal deve ter um prazo.

Um exemplo de meta: Aumentar as vendas orgânicas em 35% até 31 de Dezembro.

Planejamento Estratégico

Este é o momento de revisar todas as atividades necessárias para atingir as metas que foram definidas. E o principal é definir quais serão as prioridades, pois dependendo das atividades que você priorizar poderá acelerar os resultados.

Sem as metas definidas é muito difícil definir qual é a melhor estratégia a ser seguida, então não faça esta etapa antes de ter definido bem suas metas.

Cronograma

Após ter priorizado todas as atividades você irá criar seu cronograma, pois assim você terá datas bem definidas de quando começar e finalizar cada atividade e com isso você saberá se será possível atingir suas metas dentro do prazo determinado.

Outra coisa muito importante é definir os responsáveis, principalmente quando se tem uma equipe com vários membros. Assim você poderá destinar cada atividade para a pessoa correta e depois cobrá-la sobre a entrega.

E uma dica extra é sempre adicionar no seu cronograma reuniões de acompanhamento, pois elas vão te ajudar a alinhar o seu projeto de SEO periodicamente.

Caso tenha ficado com alguma dúvida deixe seu comentário abaixo.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima