O currículo ideal para Analista de SEO

Currículo Analista de SEO|

No começo deste mês recebi um e-mail com o assunto “DÚVIDA PROFISSÃO ANALISTA SEO”. Antes mesmo de abrir o e-mail eu já sabia o tipo de dúvidas que viriam. Não porque eu seja vidente, mas porque em todas as turmas do curso de SEO que eu ministrei e palestras este tipo de dúvidas sempre surge.

Por este motivo decidi escrever este artigo para responder as perguntas mais frequentes sobre o que um profissional de SEO precisa saber para ter o currículo ideal.

Dúvida 1: Para trabalhar com SEO preciso saber programar?

Não. Um analista de SEO não precisa saber programar, mas confesso que ter os conhecimentos de programação para web (mesmo que básicos) ajudam bastante.

Antes de eu entrar para área de SEO fui programador e aproveitei estes conhecimentos em minhas otimizações.

Esses conhecimentos em programação auxiliam o analista de SEO a entender como o site funciona e assim propor melhorias técnicas em um nível mais aprofundado. Praticamente dando orientações para equipe de programação repensar o código-fonte e assim ter um site mais eficiente e otimizado.

Neste tópico também incluo os conhecimentos sobre servidor. O analista de SEO não precisa ser expert no assunto, mas entender como os servidores trabalham pode ajudar a identificar problemas que podem estar afetando a performance do site.

Dúvida 2: Quem implementa as melhorias apontadas pelo profissional de SEO?

Essa dúvida é muito frequente e não somente entre os analistas, mas também entre os clientes que estão em busca do trabalho de otimização de sites.

Conforme expliquei no tópico acima, o analista de SEO não precisa saber programar, então para que as melhorias possam ser aplicas no site será necessário um programador ou web designer.

Na minha agência nós criamos um departamento de programação desde o princípio da empresa, pois praticamente 98% dos clientes não possuem time de programação interno o que inviabilizaria o trabalho de SEO visto que sem implementação não teremos resultados.

Se você que está lendo este artigo é um freelancer, tenha alguns contatos de programadores e web designers de sua confiança para indicar, assim você aumentará as suas chances de fechar seus jobs e também de alcançar os resultados esperados pelo cliente graças a correta implementação.

Dúvida 3: Precisa ser formado em alguma faculdade?

Não. Para trabalhar com SEO não existe nenhuma “faculdade obrigatória”. É totalmente possível aprender sobre SEO estudando sozinho ou fazendo apenas cursos.

Porém fazer uma faculdade na área de Marketing, por exemplo, pode auxiliar este tipo de profissional a adquirir outros conhecimentos e conquistar cargos mais altos em certas empresas que exijam alguma graduação.

Dúvida 4: Como mostrar que sou um bom candidato para uma vaga?

Para os profissionais de SEO eu recomendo que tenham um site pessoal onde possam mostrar seus conhecimentos. Esta é uma forma de chamar a atenção e ter como mostrar parte do seu currículo antes mesmo de fazer uma entrevista.

E por falar em entrevista, uma das coisas que considero um diferencial é se o candidato possui algum case. Isso demonstra que ele já vem trabalhando com SEO, mesmo que em um projeto pessoal, e isso agregará alguns pontos em sua avaliação.

 

Estas são as dúvidas mais frequentes, mas se você tem alguma outra dúvida sobre como ter um currículo ideal para trabalhar com SEO deixe aqui abaixo nos comentários.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima