Entrevista com Chico Montenegro do Mídia Boom

Mídia BoomNosso entrevistado de hoje é Chico Montenegro, fundador e editor-chefe do blog Mídia Boom.

Chico, conte para nossos leitores como surgiu a vontade de criar o Mídia Boom.
Tudo nasceu em 2009 quando eu estava em busca de mais informações sobre Social Media. Percebi, na época, que quase todas as informações sobre Redes Sociais e Mídias Sociais estavam apenas nos sites gringos. Mashable e outros e nada de nenhum site no Brasil com esse conteúdo.

Sempre gostei de blogs, mas nunca acreditei que poderia criar algo singular e sempre fui muito a favor da colaboração para criação e geração de conteúdo. Acredito que o Mídia Boom já tenha nascido com o novo formato que os blogs tem para o futuro.

Existem diversos colaboradores que ajudam a alimentar o blog. Como você monta sua equipe?
Tudo é criado e feito através da vontade de colaborar com bons artigos e levando informação relevante aos leitores. Não existe uma forma rígida de colaboração, tanto que temos uma área só para leitores, aonde qualquer leitor pode enviar seu artigo ou dica de post.

Nossos colaboradores atuais foram convidados para atuar no Mídia Boom por causa da sua agilidade nas Mídias Sociais e seu poder de engajamento e entendimento no assunto e assim será, não temos limite para colaboradores.

As empresas têm investido muito em mídias sociais. Você acredita que este canal tem ajudado as pequenas empresas a competir com as grandes?
Com certeza. Claro, se feito de forma correta qualquer pequena empresa pode crescer e criar uma boa marca na utilização das Mídias Sociais. Mas devemos lembrar esses empreendedores que as Mídias Sociais são uma parte do Marketing Digital. Algo barato e que pode trazer ótimo resultado com muito trabalho e dedicação, mas não é a solução de todos os problemas de marketing de uma empresa, seja ela grande ou pequena.

Em um dos seus artigos você comentou sobre “Crises de imagem nas mídias sociais”. Em sua opinião, quais os principais cuidados que uma empresa deve ter nas mídias sociais para ficar sempre com uma boa reputação?
As empresas devem entender que as Mídias Sociais são canais de comunicação de mão dupla. Não existe mais uma parte dominante do assunto, mas existe interação. Com isso cada empresa deve criar sua personalidade e atuar em cima dela.

Devemos parar de buscar a dominação total do mercado, as pessoas estão mudando e o mesmo cara que pode gostar muito de Rock, um dia desses pode ouvir Samba. Então devemos nos focar em entender nossos clientes e consumidores nas suas necessidades e com isso teremos uma relação bem interessante.

Manter uma boa reputação nas Mídias Sociais é como morar em um bairro e dar aquele “bom dia” todos os dias para seu vizinho, mesmo que você não goste quando ele fala mal de você.

Quais os erros mais comuns que as empresas cometem nas mídias sociais?
Achar que a internet é simplesmente mais um canal para banners e propagandas sem interação nenhuma. Esse é o grande erro atual das empresas ao entrarem nas plataformas de interação de redes sociais.

Estamos conversando com pessoas que tem desejos, idéias e opiniões e que estão a cada dia percebendo que podem dar seu palpite e dizer que não gosta de tal atitude ou produto da empresa.

Você acredita que depois do boom das mídias sociais o jeito de fazer política mudou?
Já devia ter mudado faz tempo, mas os nossos lideres estão percebendo isso só agora, principalmente no Brasil.

Como citei antes, a interação vai trazer mudanças enormes em diversas áreas sociais e a política esta sentindo essa mudança e tentando entrar no jogo. Uma pena que estão começando de forma errada.

Muito obrigado pela entrevista! Espero que você apareça por aqui mais vezes!

Para acompanhar o trabalho de Chico e sua equipe acesse http://midiaboom.com.br/ e siga no Twitter @midiaboom.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima