Como funciona o Google Analytics

google analyticsHoje vamos entender como o Google Analytics consegue coletar os dados dos websites e mostrar em seus relatórios.

Quando um visitante acessa uma página em seu site, é feita uma solicitação ao servidor Web para exibir a página.
A página é servida e o código JavaScript do Google Analytics é executado.

Veja um exemplo de como pode ser o código do do Google Analytics:

 <script>
var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www.");
document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));
</script>
<script type="text/javascript">
try{
var pageTracker = _gat._getTracker("UA-12546172-2");
 pageTracker._trackPageview();
} catch(err) {}
</script>

Não se preocupe em entender este código agora, pois vamos estudá-lo mais a fundo nos próximos posts.

O Google Analytics Tracking Code, que é um trecho de código que você coloca em cada página de seu site, chama o método trackPageView().

Neste ponto, os cookies primários são lidos e/ou escritos pelo Google Analytics.

A página, em seguida, envia um pedido de gif invisível contendo todos os dados para o servidor seguro de relatórios do Google Analytics, onde os dados são capturados e processados.

Os dados são processados regularmente durante todo o dia e você pode ver os resultados em seus relatórios.

O Google Analytics utiliza cookies-primários, que são considerados seguros e não intrusivo pela maioria dos usuários de internet hoje.

Embora “bloquear os cookies de terceiros” seja definido para muitas pessoas por seus navegadores da web, isso não afetará o Google Analytics.

Os que bloqueiam todos os cookies, no entanto, não serão acompanhados pelo Google Analytics uma vez que todos os dados são passados para os servidores do Google Analytics através de cookies primários.

Para os que excluem os cookies, continuarão a ser controlados, mas eles vão ser identificados como um novo visitante do site e o Google Analytics não será capaz de atribuir suas conversões para uma campanha prévia de referência.

Pessoas podem eliminar os cookies por vários motivos, um dos quais é o de impedir que os dados pessoais sejam capturados ou relatados. Mas, observe que o Google Analytics não informa sobre as informações pessoalmente identificáveis. Você vai saber mais sobre cookies como eles se relacionam com o Google Analytics em um módulo mais tarde.

Um cenário muito menos comum é que um visitante de seu site tenha desativado o JavaScript no seu navegador. Um visitante que desativa JavaScript não será rastreado, pois o código de monitoramento do Google Analytics não pode ser executado.

Páginas em cache são salvos na máquina local do visitante e por isso não são servidos pelo servidor web. O Google Analytics ainda vai monitorar as visitas às páginas em cache, enquanto o visitante está conectado à internet.

Erros JavaScript ocorrem quando um elemento de script de uma página Web contém um erro ou não executa corretamente. Se um erro ocorre antes do Google Analytics Tracking Code ser executado, a visita a página não será controlada.

Em geral, nenhuma ferramenta de comunicação pode ser 100% exata. Você vai tirar o máximo proveito da web analítica se você se concentrar sobre as tendências. Saber que mais de 20% de seus visitantes converteram na sequência de uma campanha de marketing é mais interessante do que saber que exatamente 10 pessoas visitaram seu site hoje.

Todos os dados coletados pelo Google Analytics são anônimos, inclusive de onde os visitantes vêm, como os visitantes navegam pelo site, e outras ações que podem executar.

Nenhuma informação pessoal identificável é coletada e o Google não compartilha dados do Analytics a terceiros.

Agora que você já entende um pouco melhor como o Google Analytics funciona podemos começar a estudar a ferramenta, mas isso fica para o próximo post.

Veja também: Curso de Google Analytics

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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