Daniel Imamura

Analista de SEO
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Morre Steve Jobs

Steve Jobs

Steve Jobs nasceu em 24 de Fevereiro de 1955 em São Francisco na Califórnia.

Foi o fundador da Apple, lançou produtos revolucionários, fez parte do sucesso da Pixar Studios, entre tantas outras conquistas em sua carreira.

No dia 05 de Outubro, veio a falecer devido um câncer contra o qual lutava desde 2004.

Se você quer saber toda a história da criação da Apple e sua como surgiu a histórica rivalidade com Bill Gates, recomendo você assistir ao filme Piratas do Vale do Silício.

Um detalhe que deixaria qualquer Analista de SEO orgulhoso foi o feito que Jobs conseguiu: um link na home do Google.

Não poderia deixar de prestar minha homenagem a este grande gênio. Steve Jobs com certeza é uma das pessoas que mais admiro.

Um grande empresário, um visionário, um mestre!

As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas
Steve Jobs

 
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SEO para Redes Sociais

em SEO

SEO para Redes SociaisA cada dia que passa as mídias sociais estão cada vez mais influenciando nos resultados dos mecanismos de busca.

Sendo assim, nós profissionais da área de SEO devemos explorar essa mídia para que nossos sites sejam beneficiados.

Pesquisando sobre o assunto encontrei esta apresentação da Lisane Andrade, onde ela dá dicas sobre como otimizar o Facebook, Twitter e Orkut.

E você acha que é possível fazer SEO em mídias sociais de modo que o conteúdo não fique articial?

SEO Para Redes Sociais

 
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Coisas Geniais

Coisas GeniaisA partir de agora temos mais um parceiro, a loja virtual Coisas Geniais.

O Coisas Geniais é um site que oferece produtos muito interessantes, diferentes, legais e como o próprio slogan diz:  Coisas Geniais para Pessoas Inteligentes.

Recomendo que você visite o site para ver a grande variedade de produtos. Existem diversas categorias, sendo a minha favorita a Geek.

Se você curte tecnologia, música ou produtos com estilo não deixe de acessar a Coisas Geniais.

Para começar esta parceria com chave de ouro vamos realizar um sorteio do produto Lápis Baqueta.

lápis baqueta

Veja como é fácil concorrer. Basta seguir a @coisasgeniais e o @blogdoimamura e dar RT na frase: “Quero levar pra casa o lápis baqueta que a @coisasgeniais e o @blogdoimamura estão sorteando! – http://kingo.to/PL0″

O sorteio será realizado no dia 17 de Outubro!

Fiquem de olho, pois muitas outras novidades estão por vir!

 
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Como vender ideias?

Para começar o assunto deste post lanço a seguinte pergunta:

O que é um navegador?

Parece ser uma pergunta simples, mas para a grande maioria das pessoas que não são da área de web, questioná-las sobre o que é um navegador, ou melhor, o que é um browser é uma pergunta um tanto quanto complexa.

Assista ao vídeo abaixo e veja quais foram as respostas que as pessoas deram para esta pergunta:

No vídeo pessoas “normais” que estavam passando foram questionadas e pelo que vocês puderam perceber pouquíssimos sabiam a diferença entre um browser e um mecanismo de busca.

O mesmo ocorre dentro das empresas e até mesmo nos mais altos cargos, onde por diversas vezes o departamento técnico tem excelentes projetos para apresentar, mas utilizam tantos termos técnicos que acabam confundindo quem não é da área.

Lembre-se que a maioria das pessoas quando estão dispostas a investir em uma ideia não quer saber exatamente como você vai fazer um projeto, mas sim o que ele poderá proporcionar a elas se tudo correr bem.

Estar bem preparado é fundamental, mas na hora de vender suas ideias lembre-se que quem esta assistindo não necessariamente vai entender termos técnicos e talvez um papo neste nível faça com que o interesse seja perdido rapidamente.

Um exemplo muito legal que achei foi este vídeo sobre o Google Chrome, ele mostra de forma criativa todos os benefícios do navegador sem utilizar muitos termos técnicos.

Com certeza um investidor que não entende nada de browsers teria o interesse de assistir o vídeo até o final.

Então se lembre sempre de:

  • Fazer uma apresentação sem muitos termos técnicos
  • Utilize toda a sua criatividade para mostrar os benefícios do projeto e não como ele será feito nos seus mínimos detalhes
  • Projetos em sua grande maioria visam reduzir gastos ou aumentar lucros, então se coloque sempre no lugar da pessoa que esta avaliando o projeto e imagine se você estaria disposto a investir nele

Nesta sexta-feira dia 16 de setembro vai acontecer em São Paulo o Google Developer Day 2011 e uma das sessões será o Painel VC: empreendedorismo e capital empreendedor.

Com certeza excelentes dicas serão passadas para quem busca vender suas ideias.

Estarei no evento transmitindo tudo pelo Twitter. Fiquem ligados.

 
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Como criar um arquivo robots.txt

em SEO

Robots.txtO arquivo robots.txt é uma forma de informarmos aos webcrawlers (robôs dos mecanismos de busca) o que devem ou não indexar de nosso site.

Para que todos os arquivos do seu site sejam indexados crie um arquivo robots.txt com o seguinte conteúdo:

User-agent: *
Disallow:

Agora se você deseja que nenhum arquivo do seu site seja indexado utilize:

User-agent: *
Disallow: /

Se você quiser que uma pasta específica não seja indexada crie a seguinte regra:

User-agent: *
Disallow: /Pasta1/

Caso exista um único arquivo dentro desta mesma pasta que você gostaria que o webcrawler encontrasse, utilize a este comando:

User-agent: *
Disallow: /Pasta1/
Allow: /Pasta1/MeuArquivo.html

Existe também a possibilidade de você criar regras específicas para cada mecanismo de busca. Abaixo segue um exemplo com uma parte com regras gerais para todos os webcrawlers e uma parte com regras específicas para o Googlebot:

User-agent: *
Disallow: /Pasta1/
Allow: /Pasta1/MeuArquivo.html

User-agent: Googlebot
Disallow: /Adm/

Desta forma o Googlebot irá ignorar o primeiro bloco de regras, ou seja, com base no exemplo acima o Google só não indexaria a pasta Adm.

Mesmo bloqueando URLs para que elas não sejam indexadas no Google pelo robots.txt, o Google pode ainda mostrá-las nos resultados das pesquisas. Para garantir que isso não ocorra podemos utilizar a Meta Tag abaixo:

<meta name=”robots” content=”noindex”>

Você também pode criar regras utilizando caracteres especiais, desta maneira é possível criar uma regra que abranja diversas páginas. Se você não quiser que os arquivos .php não sejam indexados você pode criar uma regra seguinte este padrão:

User-agent: *
Disallow: /*.php$

Se sua busca gera uma parâmetros que você não quer que os mecanismos de busca indexem, crie uma regra similar ao exemplo abaixo:

User-agent: *
Disallow: /?busca=

Você pode ter se perguntado durante todas as explicações: Como eu crio este arquivo?

A primeira opção é abrir o Bloco de notas e criar o arquivo manualmente. A segunda opção é utilizar uma ferramenta para auxiliá-lo.

Se você utiliza as Ferramentas para Webmasters (Webmaster Tools) pode utilizar o seu assistente para gerar arquivos robots.txt.

Para acessar é muito simples:

  • Clique em Configuração do site
  • Depois clique em Acesso do rastreador
  • Na página que abrir clique em Gerar robots.txt

Quando terminar de criar suas regras você poderá fazer o download do arquivo robots.txt.

Com o arquivo em mãos é só subir na raiz do seu site.

Caso você deseje saber mais sobre o assunto recomendo você acessar o este post sobre Meta Robots ou ainda o site http://www.robotstxt.org/

 
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Densidade de palavras-chaves

em SEO

Quando estamos desenvolvendo uma Landing Page, ou seja, uma página de entrada, precisamos sempre ter em mente de que ela precisa ter uma palavra-chave como foco. Desta forma ela terá mais força para ajudar seu site a ficar mais bem posicionado nesta determinada keyword.

Mas como saber se a página esta com uma boa quantidade de citações da palavra-chave que estamos trabalhando?

Simples! Podemos utilizar um analisador da densidade.

A densidade nada mais é do que um cálculo para saber a porcentagem que determinada palavra representa no contexto geral.

Na maioria dos artigos pela internet encontraremos que entre 2% a 3% é um ótimo resultado de densidade, mas minha recomendação é que o conteúdo seja feito de forma natural utilizando a keyword desejada.

Um exemplo que gosto bastante de como avaliar a qualidade de um texto com base em uma palavra chave é este que o Cassiano Travareli utilizou no Fórum para Webmasters do Google.

Uma ferramenta que achei bem legal para calcular a densidade de palavra-chave foi o Ranks.NL

Ranks.nl

Basta você adicionar uma URL e uma palavra-chave e ele te retorna um relatório completo com a análise de palavras-chaves do endereço e traz a keyword informada em destaque.

Relatório Ranks.NL

Se você conhecer mais ferramentas para calcular a densidade de keywords deixe um comentário aqui, pois terei o maior prazer em testar e quem sabe isso vire o tema para um próximo post.

 
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Conteúdo – A Base para Link Building

em SEO

Um dos temas que mais gosto de abordar é a relação entre Link Building e o Conteúdo.

Continuando com os temas que foram apresentados no Expon, segue a apresentação de Cassiano Travareli que mostrou diversas dicas de como o conteúdo deve ser a base para nosso trabalho de Link Building.

Nos slides você vai encontrar diversas dicas Webwriting, além de formas de encontrar sites para divulgar os seus links.

 
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Dicas de otimização para mobile

em SEO

Continuando com a divulgação do material que foi exposto no Expon, aqui vai a apresentação utilizada por Pedro Dias (Google) para mostrar como otimizar seu website para mobile.

Você poderá conferir as principais características dos usuários de mobile, previsões de crescimento além de diversas dicas para dar uma melhor experiencia de navegação para os visitantes do seu site.

Confira mais dicas de SEO.

 
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SEO para grandes empresas

em SEO

A última palestra que assisti no Expon falou sobre SEO para Grandes Empresas com Bruno Alves (Globo.com) e Gustavo Bacchin (Cadastra).

Bruno nos contou como é difícil o trabalho de SEO com um site do tamanho do Globo.com. Segundo ele, manter o site no ar já uma tarefa muito complexa devido a grande quantidade de acessos. Uma coisa muito interessante que ele comentou foi que para melhorar o conteúdo para os mecanismos de busca é necessário um trabalho de evangelização com os repórteres, mas que várias coisas já são automáticas para facilitar o trabalho de SEO.

Na segunda parte da palestra, Gustavo comentou sobre os 3 E’s do trabalho de SEO, Arquitetura e Link Building em grandes empresas, como vocês podem ver nos slides abaixo:

 
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SEO Tools

em SEO

Umas das palestras que assisti hoje no Expon foi a SEO Tools com Rand Fishkin (SEOMoz), Dixon Jones (MajesticSEO), Tom Critchlow (Distilled).

Simplesmente demais! Apresentaram diversas ferramentas, algumas conhecidas e outras não, que facilitam muito a vida de uma analista de SEO.

Abaixo seguem os slides utilizadas pelo Rand Fishkin da SEOMoz.

A Few Favorite Tools for Inbound Marketing

View more presentations from Rand Fishkin
Amanhã vão ter mais palestras e mais conteúdo para compartilhar com vocês.
 
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