Daniel Imamura

Analista de SEO
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Como vender SEO?

em SEO

Vender SEO é muito mais do que simplesmente vender uma prestação de serviços. Confira abaixo algumas dicas que aprendi com a experiência na profissão.

Como vender SEO

Como vender SEO sem enganação?
Muitos profissionais mal intencionados oferecem serviços de SEO garantindo que vão colocar o site do cliente na primeira posição do Google, mas segundo o próprio Google: “Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google”.

É claro que o objetivo do Analista de SEO é alcançar a primeira posição em todos os mecanismos de busca, mas isso é algo que não podemos garantir.

Para vender SEO não precisamos prometer milagres. Basta definirmos objetivos realistas e que influenciam diretamente no dia a dia do cliente, seja no seu faturamento ou no aumento da demanda de trabalho.

O que oferecer em um projeto de SEO?
Alguns analistas de SEO acreditam que o mais importante na hora de oferecer um projeto para um cliente em potencial é falar sobre questões técnicas como fatores On Page e sua estratégia de Link Building, mas isso na verdade não é o que o cliente realmente quer ouvir.

Devemos sempre oferecer uma solução que irá auxiliar o negócio do cliente a crescer. O cliente não quer simplesmente ficar em primeiro lugar no Google, ele quer ficar em primeiro lugar no Google porque isso vai aumentar o faturamento de sua empresa.

Ofereça sempre soluções com foco no negócio de seu cliente. A parte técnica de como alcançar os objetivos pode ficar para mais tarde em uma conversa com a equipe de TI, por exemplo.

Venda confiança!
Como vimos não podemos garantir que nosso cliente fique em primeiro lugar no Google, o que gera certa desconfiança na hora de contratar serviços de SEO. Sendo assim, precisamos encontrar alguém do lado do cliente que nos apoie para que o projeto seja executado da melhor maneira possível.

Independente do porte do cliente precisamos sempre fazer o trabalho de Evangelização de SEO. Em toda e qualquer oportunidade de contato devemos mostrar como a implantação de um projeto de SEO trará bons resultados para a empresa e que o auxilio dos funcionários envolvidos no projeto é fundamental para alcançar os objetivos traçados.

Se a gerência e os envolvidos não estiverem convencidos de que SEO é bom para eles e para a empresa podemos enfrentar grandes dificuldades.

Um dos exemplos mais comuns é quando o site é desenvolvido internamente na empresa contratante. Imagine um analista que a equipe nunca viu pedindo para que boa parte do site seja refeita segundo as melhores práticas de SEO. Sem a confiança deles situações de estresse começarão a qualquer instante.

Cobre um valor justo
Uma das dúvidas mais comuns entre os analista de SEO é: Quanto cobrar por um projeto de SEO?

Já adianto que não é possível fazer uma tabelinha com preços fixos para cada atividade de SEO. Isso ocorre, pois cada projeto oferece condições diferentes para sua execução, ou seja, existem aqueles que são mais simples e outros mais complexos.

Desta maneira não podemos tabelar atividades. Você deve estar se perguntando: Mas então como eu faço para cobrar um preço justo?

A melhor maneira que encontrei até hoje é você estipular quanto custa o valor da sua hora.

Tendo este valor em mãos, a única coisa que você precisará fazer para enviar um orçamento para um cliente é verificar quantas horas você precisará para desenvolver cada uma das tarefas. Feito isto basta multiplicar pelo valor da sua hora e você terá um valor justo para enviar um orçamento de SEO.

Mas lembre-se que os clientes sempre pedirão um desconto, então quando enviar um orçamento esteja preparado para receber contrapropostas.

Em certos momentos o cliente não estará disposto a pagar o que você espera, mas dependendo do projeto pode compensar fazer um preço mais camarada, pois as possibilidades de aprendizado em certos projetos são infinitamente melhores do que qualquer valor a mais em um contrato.

O dinheiro podemos gastar, mas o conhecimento fica!

Estas dicas são para mostrar que para vender SEO precisamos saber muito mais do que questões técnicas, precisamos entender nosso cliente em potencial e o que o SEO pode proporcionar para seu negócio.

 
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Analista de SEO

SEOTodos os dias surgem novas vagas para Analistas de SEO, mas você sabe o que é preciso para preenchê-las? Você sabe o que um analista de SEO faz? Como é sua rotina de trabalho?

Este post é para esclarecer essas e outras dúvidas.

O que é um analista de SEO?

O analista de SEO é o profissional responsável por otimizar as páginas de um site para que estas fiquem bem posicionadas nas buscas realizadas nos mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Este é um processo que traz resultados a longo/médio prazo, pois o processo de otimização consiste em fazer com que as páginas apareçam de forma orgânica nas buscas, ou seja, sem pagar nada para os buscadores.

Quando existe o pagamento para aparecer na área de publicidade dos buscadores estamos falando sobre os links patrocinados. Existem profissionais especializados no assunto, mas este já é tema para outro post.

O que faz um analista de SEO?

Existem diversas tarefas que um analista de SEO pode desenvolver como analisar os fatores On Page, desenvolver estratégias Off Page para maximizar o processo de Link Building, treinamento de equipes de desenvolvimento e criação de conteúdo, entre tantas outras tarefas. A seguir vou explicar um pouco melhor cada um dos itens citados acima, pois foram muitos termos técnicos.

Análise dos fatores On Page

Consiste em analisar todos os itens que compõem o código do site e que serão lidos pelos robôs dos mecanismos de busca. Dentre estes itens estão desde o código HTML, URL, Navegação, Usabilidade, chegando até mesmo a avaliar o conteúdo existente no site.

Esta parte do trabalho é necessária para que o conteúdo do site seja melhor compreendido pelos mecanismos de busca e assim se torna mais relevante.

Desenvolvimento dos fatores Off Page

O trabalho Off Page é focado em fazer com que o site de seu cliente ganhe relevância na internet de acordo com as palavras chaves selecionadas para o trabalho. Uma das técnicas mais comuns e eficientes é a de criação de Link Building.

O Link Building é o processo de aquisição de novos links externos ao site. Quanto mais links externos de boa qualidade suas páginas tiverem melhor será a avaliação dos buscadores, pois se muita gente esta “falando” do seu conteúdo é um grande indicador de que este tem boa qualidade.

Treinamento de Equipes

O treinamento de equipes é a parte que eu mais gosto. Aqui temos a oportunidade de fazer o processo de Evangelização de SEO. Este termo é muito utilizado na comunidade SEO para descrever o processo onde o analista de SEO ensina os demais colaboradores envolvidos no processo de criação do site e de conteúdo a desenvolver conteúdo otimizado e de qualidade sozinhos. Também é nos treinamentos que devemos mostrar a importância de cada tarefa relacionada à SEO, pois quando todos entendem os objetivos do projeto de SEO os resultados são bem melhores.

SEO para Redes Sociais

Requisitos para vaga

Não existe um perfil exato para ser um analista de SEO, mas existem os que são considerados básicos e outros que são considerados diferenciais.

É fundamental que o profissional de SEO conheça:

  • Como funcionam os mecanismos de busca
    Requisito básico para o processo de otimização das páginas
  • HTML e CSS
    Este itens são a base para desenvolver as tarefas de SEO On Page
  • Keyword Research
    Saber escolher palavras chave para o projeto de SEO é uma das tarefas mais importantes do projeto
  • XML
    Algumas das tarefas do analista de SEO podem envolver XML, por exemplo, o desenvolvimento de sitemaps.
  • Redes Sociais
    São ferramentas muito utilizadas para auxiliar o trabalho de SEO na atualidade

Alguns diferenciais para o profissional de SEO são os conhecimentos em:

  • Usabilidade
    Sites que aplicam estas técnicas tendem a trazer uma melhor experiência para o usuário fazendo com que este realize o objetivo esperado como a compra de um produto ou contratação de um serviço.
  • Inglês
    Pode parecer clichê, mas os melhores conteúdos chegam primeiro em inglês.
  • Conhecimento em linguagens de programação
    A grande maioria dos sites utiliza programação para dar vida ao seu conteúdo. Ter conhecimentos nesta área é um diferencial importante.
  • Google Analytics
    O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas pelos analistas de SEO, pois através dela podemos obter dados importantíssimos para o desenvolvimento do projeto e mensuração de resultados.
  • Marketing e Marketing Digital
    Para potencializar os resultados do trabalho de SEO podemos utilizar técnicas de Marketing e Marketing Digital e criar campanhas que serão um grande auxiliador na obtenção de resultados

Além dos requisitos acima gostaria de dar uma dica que aprendi com o tempo e experiência profissional. O analista de SEO tem que ser um excelente vendedor, pois convencer as pessoas de que o seu trabalho trará bons resultados é uma tarefa difícil, ainda mais se seus superiores são leigos no assunto.

Este será o tema do próximo post: Como vender SEO?.

Como o Google vê o trabalho do Analista de SEO?

Existem pessoas que acreditam que o trabalho de otimização de sites (SEO) é uma fraude ou é considerado como SPAM. Para esclarecer estas dúvidas, Matt Cutts, um dos principais engenheiros do Google gravou o vídeo abaixo que deixa claro que o Google vê com bons olhos os profissionais de SEO.

Como podemos ver o Google aprova as boas práticas de SEO.

No link a seguir você pode baixar o Guia de Otimização de Sites fornecido pelo Google.

Para entender melhor como não infringir as boas práticas de SEO, recomendo que você leia as Diretrizes para Webmasters do Google.

Isso é só uma parte do trabalho de um analista de SEO. Tenho certeza que ainda há muito para se falar. Se você ficou com alguma ou quer saber mais não deixe de perguntar.

E se você esta a procura de um analista de SEO Freelancer entre em contato comigo.

 
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A Geração Y e a melhoria de processos

Uma das características da Geração Y é sempre acreditar que as coisas podem ser melhores dentro da empresa. Por serem jovens e buscarem o sucesso constantemente uma das coisas mais normais é analisarem como empresas de sucesso trabalham.

Este estudo constante faz com que eles tentem implantar isso dentro das empresas que atuam. Existem pontos positivos e negativos na tentativa de implantação de suas ideias. A seguir separei alguns pontos para analisarmos.

Inovação

Novas ideias sempre são bem vindas! Como já dizia Albert Einstein: “Nosso maior erro é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.”

As empresas valorizam os funcionários que trazem novas ideias para melhoria continua da organização, pois isto faz com que elas vejam outros pontos de vista que podem ser melhores.

O jovem Y só precisa ter consciência que nem tudo o que é bom para um empresa é obrigatoriamente bom para todas e que existem momentos certos para mudanças. Se a sua ideia não for implantada, não fique revoltado e não desanime, pois as empresas sempre buscam funcionários inovadores.

Postura

Outra questão é como apresentar suas ideias. Devido à idade e experiência, que na maioria dos casos ainda é pouca, os jovens Y são rotulados como radicais e que chegam às empresas querendo mudar tudo.

Para mostrar que a realidade não é exatamente assim, quando for apresentar novas ideias procure montar um escopo com sua ideia e discutir com seus superiores. Mostre que você não quer simplesmente mudar por mudar, mas que as suas propostas têm fundamento. Resumindo, responda as seguintes questões sempre:

  • Objetivo da mudança
    Por que mudar?
  • Justificativa
    Quais os resultados que serão obtidos com a mudança?
  • Aplicação
    Como você acredita que sua ideia pode ser implantada?
  • Projetos Futuros
    Divida o projeto em etapas. É mais fácil implantar pequenos projetos, um por vez, do que um grande projeto. Os resultados podem ser mesurados mais rapidamente o que traz mais tranqüilidade para seus superiores.

Como você pode ver para a geração Y colaborar com a melhoria dos processos e procedimentos dentro das empresas, basta ter uma atitude de inovação e utilizar a postura correta para apresentar suas ideias.

Já vive isso e sei como é trabalhar em empresas onde suas ideias são vistas como “perda de tempo”, mas também já tive a oportunidade de trabalhar em empresas que dão o maior apoio aos funcionários inovadores.

Procure sempre trabalhar em empresas onde a inovação é vista com bons olhos, pois em momentos de crise são estas empresas que se saem melhores.

Um exemplo que posso citar é a Apple. Começando pelo slogan da empresa: “Pense Diferente”.

Se isso não bastasse, quando a empresa passou por um de seus piores momentos, Steve Jobs, uma das pessoas mais inovadoras da história, foi convocado para voltar a empresa e reverter a situação. Alguns anos depois, a Apple é considerada a empresa mais valiosa do mundo.

Espero que este exemplo sirva de inspiração para você.

Se você quiser saber mais sobre inovação e como Steve Jobs vendia suas ideias, recomendo que você leia os livros:

Inovação: A Arte de Steve Jobs

Faça como Steve Jobs: E Realize Apresentações Incríveis em Qualquer Situação

Inovação: A Arte de Steve Jobs Faça como Steve Jobs
 
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Objetivos de um projeto de SEO

em SEO

SEOQuando iniciamos um novo projeto de SEO uma das primeiras coisas a se fazer é traçar os objetivos, o que pode se tornar também uma das mais difíceis.

O objetivo é o que vai definir se o seu trabalho como analista de SEO esta surtindo efeito para a empresa que contratou os seus serviços.

Já vi muitas pessoas que buscam o trabalho de um analista de SEO e já impõem que o objetivo do projeto é aumentar o Page Rank.

Quando isto ocorre comigo eu faço uma simples pergunta: Por que?

Já ouvi as mais diferentes explicações, mas a mais comum é que leram em algum site que o Page Rank estando alto quer dizer que seu site é bom.

Eu respondo da seguinte maneira: Realmente, ter um Page Rank alto é sinal de que seu site tem coisas boas para os mecanismos de busca, mas será que o site é bom para os seus negócios?

Do que adianta ter um site com Page Rank alto e que não traz resultados para sua empresa?

Por exemplo, você tem um e-commerce com Page Rank 7, mas não vende nada. Este site é bom para os mecanismos de busca, mas não é bom para seu cliente.

Você tem que mostrar isto para seus clientes! Não adianta simplesmente ter um Page Rank alto ou querer triplicar a quantidade de acessos ao seu site se o verdadeiro objetivo não for o sucesso de seus negócios.

É muito melhor ter um e-commerce com Page Rank 2 que fature milhões mensalmente do que um e-commerce com Page Rank 7 que não vende nada.

Outra coisa que acontece bastante é o cliente querer simplesmente aumentar o número de acessos do site. Claro que maior visibilidade na internet é bom, mas melhor ainda é ter muitos acessos que convertem em resultados para seu negócio. Podem ser vendas, orçamentos ou outro tipo de objetivo traçado no início do projeto como o preenchimento de um formulário de contato ou um aumento real das vendas pela internet.

Mostre para seus clientes que SEO é muito mais do Page Rank e quantidade de acessos. Defina objetivos que realmente farão a diferença no dia-a-dia (faturamento) dele e com certeza o cliente pagará o projeto de SEO com muito prazer.

Para ilustrar melhor o conteúdo deste post, fiz uma apresentação de slides:

 
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Dicas de como desenvolver projetos de sucesso em SEO

em SEO

Durante meus estudos de SEO encontrei uma apresentação de Gabriel Soto que ensina algo que não costumamos ver em qualquer site.

Ele deu dicas muito importantes, mas que não tem nada haver com On Page e Off Page, tem haver com o relacionamento entre Analista de SEO e o Cliente.

Conseguimos ver claramente a importância de conhecer bem nosso cliente, suas expectativas e como desenvolver um projeto de sucesso em SEO.

Fique atento a todas as dicas, aplique-as em seu dia-a-dia e boa sorte!

 
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Como se tornar influenciador e conseguir links

em SEO

SEO para Redes SociaisBoa parte do trabalho de SEO é realizado fora do site. É o que chamamos de Off Page.

O tão falado Link Building entra nesta parte do trabalho do analista de SEO, que nada mais é do que a aquisição de links externos seja através de comentários, posts em outros blogs ou a presença em redes sociais.

Mas não pense que este trabalho é fácil. Não basta conseguir milhares de links e se cadastrar em todas as redes sociais existentes. É necessário realizar toda uma análise de para não cometer erros.

Encontrei uma apresentação de slides da analista de SEO Cleo Morgause que mostra bem o que é necessário fazer para se tornar um influenciador na internet e ainda por cima conseguir ótimos links.

Você verá dicas de como gerar Link Building através de conteúdo de qualidade e engajamento social.

Se você gostou deste tema recomendo que você leia os estes posts também:

 
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Nerds versus Geeks

Existem diversas discussões referentes ao que é ser NERD e o que é ser Geek.

Encontrei um infográfico que explica quais são as diferenças.

nerds versus geeks

Eu descobri que sou um Geek e você?

 
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Resultado da Promoção Coisas Geniais

Resultado da promoção no Sorteie.meO sorteado de nossa promoção foi Hugo Cesar (@zugoboss).

Parabéns Hugo! Você acaba de ganhar os lápis baqueta da loja vitual Coisas Geniais!

Confiram o resultado do Sortei.me neste link: http://sorteie.me/1XJc2w

Muito obrigado a todos que participaram de nossa promoção!

Aproveite e visite a loja virtual Coisas Geniais e sugira um produto para nossa próxima promoção.

Coisas Geniais

 
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Tabela Periódica de SEO

Pense em todos os fatores de rankeamento em SEO. Agora junte todos eles de uma forma clara para que os iniciantes em SEO consigam entender como cada um desses fatores influencia no trabalho de otimização para mecanismos de busca.

Foi exatamente isso que a equipe do Search Engine Land fez. Desenvolveram uma tabela periódica dos Fatores de rankeamento SEO.

Search Engine Land Periodic Table of SEO Ranking Factors

Os elementos foram separados em 4 grandes grupos: On Page, Off Page, Violações e Bloqueios.

On Page

Tudo aquilo que podemos alterar em nosso site encaixa-se neste grupo. Na tabela os fatores são divididos entre:

Leia este post para entender mais sobre o que são os fatores On Page.

Off Page

Os fatores de rankeamento que não estão em nosso site entram para este grupo. Veja como os fatores de rankeamento Off Page estão distribuídos na tabela:

Veja mais sobre Off Page neste post.

Violações e Blocking

Todas as más práticas de SEO, o que chamamos de Black Hat, e os efeitos de ser bloqueado por muitos usuários nos resultados de buscas estão nestas áreas. Alguns dos pontos mais conhecidos são os links pagos e Stuffing.

Para ver mais dicas de SEO veja nosso Curso Online de SEO.

 
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6 dicas de presentes para Geeks de plantão

em Dicas

Presentear amigos pode se tornar algo chato e muito difícil se você não tiver opções de presentes legais em mente. Pensando nisso, a loja Coisas Geniais separou alguns produtos que fazem a cabeça da garotada geek e que vão chamar a atenção na sua casa. Se você tiver um amigo geekaço, não perca o rádio relógio despertador foguete que é ótima dica para amigos dorminhocos e o abajour tecla ESC pode roubar a cena de quem é aficionado por computador. E o que dizer da fazenda de formigas?

Produtos Geek

Na loja virtual Coisas Geniais você encontra uma variedade de produtos bacanas, inteligentes e diferentes de tudo o que você já viu. Confira as 6 dicas de produtos criativos que selecionei para você:
  1. Apoiador de IPhone IPlunge
    Esse suporte de apoio pra celular é uma ideia simples e legal para que seu aparelho não fique jogado em casa ou no escritório. Feito de madeira e de borracha, o suporte tem dimensões: 1,75cm x 1,25cm.
  2. Relógio despertador foguete
    Um presente para dorminhocos! Você programa o despertador e quando der o horário programado você ouvirá uma contagem regressiva de decolagem e o foguete irá disparar. Para desligar o som do despertador é só recolocar o foguete na base do relógio.
  3. Mini chaveiro multi ferramentas
    Esse é um daqueles acessórios masculinos indispensáveis para Geeks de plantão. O mini chaveiro é uma mini ferramenta compacta de alta qualidade, feito em aço inoxidável e contém cinco ferramentas em uma: martelo, alicate, abridor de garrafa, chave de fenda e uma faca.
  4. Abajour tecla ESC
    Quer dar um ESC no seu sono? O Abajour é uma imitação de uma tecla de teclado que liga e desliga ao apertá-la. Com uma luz fluorescente linda, você vai amar e se encantar com um abajour estiloso e muito diferente de tudo o que você já viu.
  5. Sudoko com visor de Touch screem
    Para os amantes do SUDOKO, chegou a versãoeletrônica com capacidade de até 1 milhão de quebra-cabeças diferentes. Semprecisar de lápis ou papel, você joga quando quiser e em qualquer lugar. Além de ser um ótimo passatempo, o joguinho portátil chegou em alto estilo com funções de calendário e relógio e com visor touch screem.
  6. Fazenda de formigas AntWorks
    Está aí um dos produtos mais legais da loja CoisasGeniais.com.br. Educativo, interessante, a fazenda de formigas chama a atenção de crianças de até 99 anos. Baseado em um experimento da NASA, feito em 2003, sobre a forma de vida dos insetos, a fazenda reproduz o habitat natural das formigas em suas colônias. O produto não prejudica em nada a saúde das formigas, pois o gel é nutritivo e promove o crescimento saudável da nova colônia.  Para iniciar uma colônia, é só procurar por algumas formigas no seu jardim, colocar dentro da fazenda, fechar e pronto, assista a fascinante formação de seu habitat. Possui uma luz de LED que traz um estilo único, o gel (não tóxico) é um gel nutritivo que promove a saúde e o bem-estar da colônia. Dimensões: 6.5″ x 1.5″ x 6″. Acompanha Luminárias LEDs azuis 110v.

Espero que tenham gostado desses presentes. Eu mesmo já estou pensando em comprar alguns para mim!

 
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