Objetivos de um projeto de SEO

SEOQuando iniciamos um novo projeto de SEO uma das primeiras coisas a se fazer é traçar os objetivos, o que pode se tornar também uma das mais difíceis.

O objetivo é o que vai definir se o seu trabalho como analista de SEO esta surtindo efeito para a empresa que contratou os seus serviços.

Já vi muitas pessoas que buscam o trabalho de um analista de SEO e já impõem que o objetivo do projeto é aumentar o Page Rank.

Quando isto ocorre comigo eu faço uma simples pergunta: Por que?

Já ouvi as mais diferentes explicações, mas a mais comum é que leram em algum site que o Page Rank estando alto quer dizer que seu site é bom.

Eu respondo da seguinte maneira: Realmente, ter um Page Rank alto é sinal de que seu site tem coisas boas para os mecanismos de busca, mas será que o site é bom para os seus negócios?

Do que adianta ter um site com Page Rank alto e que não traz resultados para sua empresa?

Por exemplo, você tem um e-commerce com Page Rank 7, mas não vende nada. Este site é bom para os mecanismos de busca, mas não é bom para seu cliente.

Você tem que mostrar isto para seus clientes! Não adianta simplesmente ter um Page Rank alto ou querer triplicar a quantidade de acessos ao seu site se o verdadeiro objetivo não for o sucesso de seus negócios.

É muito melhor ter um e-commerce com Page Rank 2 que fature milhões mensalmente do que um e-commerce com Page Rank 7 que não vende nada.

Outra coisa que acontece bastante é o cliente querer simplesmente aumentar o número de acessos do site. Claro que maior visibilidade na internet é bom, mas melhor ainda é ter muitos acessos que convertem em resultados para seu negócio. Podem ser vendas, orçamentos ou outro tipo de objetivo traçado no início do projeto como o preenchimento de um formulário de contato ou um aumento real das vendas pela internet.

Mostre para seus clientes que SEO é muito mais do Page Rank e quantidade de acessos. Defina objetivos que realmente farão a diferença no dia-a-dia (faturamento) dele e com certeza o cliente pagará o projeto de SEO com muito prazer.

Para ilustrar melhor o conteúdo deste post, fiz uma apresentação de slides:

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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