O que significa SEO?

Se você trabalha com internet, provavelmente, já ouviu falar nesta sigla.

Esta sigla significa Search Engine Optimization, que são um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca.

A primeira empresa a utilizar este termo foi a Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, que tinha como objetivo fazer com que um site aparecesse melhor colocado nos mecanismos de busca.

Aplicando-se estas técnicas espera-se que o site apareça bem colocado nas pesquisas orgânicas, ou seja, aparecer como primeira opção do resultado da busca sem a necessidade de pagar um link patrocinado, como ocorre no Google.

As técnicas SEO podem ser classificadas como On-Page e Off-Page.

On-Page consiste em alterar as características internas do site como os títulos das páginas, meta tags, heading tags, o atributo alt das imagens, domínio, URL dos arquivos e claro o conteúdo do site.

Já o Off-Page leva em consideração elementos que não estão no site em questão, mas na web em geral. Alguns exemplos são os números de links que direcionam para o seu site, a qualidade e a relevância dos links externos, até mesmo a idade do domínio é uma característica que também conta.

Estas técnicas têm como objetivo trazer novos visitantes para o site e assim fazer com que o negócio da empresa faça mais sucesso.

Mas lembre-se que os resultados serão obtidos em médio/longo prazo.

Como algumas pessoas querem conseguir resultados instantâneos e fazem o que chamamos de Black Hat SEO. São técnicas utilizadas para tentar enganar as ferramentas de busca e assim fazer com que o site apareça melhor posicionado nos resultados. Mas se forem descobertas estas técnicas o site pode ser punido através da diminuição de sua importância ou até mesmo sendo excluído dos mecanismos de busca.

O vídeo abaixo mostra como funciona o trabalho de SEO comparando-o com uma biblioteca e dá dicas de como funcionam os mecanismos de busca.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre estas técnicas de SEO, coloque a mão na massa e faça seu site aparecer melhor posicionado nas buscas do Google. E cuidado com o Black Hat SEO.

Veja também: O que faz Analista de SEO?

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima