A Geração Y e a melhoria de processos

Uma das características da Geração Y é sempre acreditar que as coisas podem ser melhores dentro da empresa. Por serem jovens e buscarem o sucesso constantemente uma das coisas mais normais é analisarem como empresas de sucesso trabalham.

Este estudo constante faz com que eles tentem implantar isso dentro das empresas que atuam. Existem pontos positivos e negativos na tentativa de implantação de suas ideias. A seguir separei alguns pontos para analisarmos.

Inovação

Novas ideias sempre são bem vindas! Como já dizia Albert Einstein: “Nosso maior erro é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.”

As empresas valorizam os funcionários que trazem novas ideias para melhoria continua da organização, pois isto faz com que elas vejam outros pontos de vista que podem ser melhores.

O jovem Y só precisa ter consciência que nem tudo o que é bom para um empresa é obrigatoriamente bom para todas e que existem momentos certos para mudanças. Se a sua ideia não for implantada, não fique revoltado e não desanime, pois as empresas sempre buscam funcionários inovadores.

Postura

Outra questão é como apresentar suas ideias. Devido à idade e experiência, que na maioria dos casos ainda é pouca, os jovens Y são rotulados como radicais e que chegam às empresas querendo mudar tudo.

Para mostrar que a realidade não é exatamente assim, quando for apresentar novas ideias procure montar um escopo com sua ideia e discutir com seus superiores. Mostre que você não quer simplesmente mudar por mudar, mas que as suas propostas têm fundamento. Resumindo, responda as seguintes questões sempre:

  • Objetivo da mudança
    Por que mudar?
  • Justificativa
    Quais os resultados que serão obtidos com a mudança?
  • Aplicação
    Como você acredita que sua ideia pode ser implantada?
  • Projetos Futuros
    Divida o projeto em etapas. É mais fácil implantar pequenos projetos, um por vez, do que um grande projeto. Os resultados podem ser mesurados mais rapidamente o que traz mais tranqüilidade para seus superiores.

Como você pode ver para a geração Y colaborar com a melhoria dos processos e procedimentos dentro das empresas, basta ter uma atitude de inovação e utilizar a postura correta para apresentar suas ideias.

Já vive isso e sei como é trabalhar em empresas onde suas ideias são vistas como “perda de tempo”, mas também já tive a oportunidade de trabalhar em empresas que dão o maior apoio aos funcionários inovadores.

Procure sempre trabalhar em empresas onde a inovação é vista com bons olhos, pois em momentos de crise são estas empresas que se saem melhores.

Um exemplo que posso citar é a Apple. Começando pelo slogan da empresa: “Pense Diferente”.

Se isso não bastasse, quando a empresa passou por um de seus piores momentos, Steve Jobs, uma das pessoas mais inovadoras da história, foi convocado para voltar a empresa e reverter a situação. Alguns anos depois, a Apple é considerada a empresa mais valiosa do mundo.

Espero que este exemplo sirva de inspiração para você.

Se você quiser saber mais sobre inovação e como Steve Jobs vendia suas ideias, recomendo que você leia os livros:

Inovação: A Arte de Steve Jobs

Faça como Steve Jobs: E Realize Apresentações Incríveis em Qualquer Situação

Inovação: A Arte de Steve Jobs Faça como Steve Jobs
Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima