Daniel Imamura

Analista de SEO
Facebook Twitter Gplus LinkedIn RSS
Home SEO Ferramentas SEO: Guia Completo com 25 Ferramentas para otimização de sites
formats

Ferramentas SEO: Guia Completo com 25 Ferramentas para otimização de sites

em SEO

Na área de Otimização de Sites existem milhares de ferramentas para auxiliar o analista SEO em suas diversas atividades. Desde a validação de elementos em seu código-fonte até mesmo a mensuração dos resultados obtidos.

Pensando nisso montei um Guia Completo com as 25 ferramentas SEO que eu recomendo segundo minha experiência, pois por mais ferramentas que existam é importante saber como e quando utilizar cada uma delas.

Vou dividir as Ferramentas SEO em 4 grandes grupos:

  • On-Page
  • Conteúdo
  • Link Building
  • Planejamento e Acompanhamento.

 

Ferramentas SEO: On-Page

As ferramentas de SEO que vou listar nesta primeira parte do artigo são para auxiliar os analistas a encontrarem problemas e oportunidades relacionadas ao código-fonte do site, velocidade de carregamento, problemas no servidor, etc.

Web Developer (extensão para browser)

URL: http://chrispederick.com/work/web-developer/

Esta ferramenta SEO possui dezenas de recursos para quem trabalha com SEO e desenvolvimento Web. Abaixo listo aqueles que utilizo com maior frequência:

  • Validação de hierarquia de heading tags
  • Testes de montagem da página sem o Javascript
  • Visualização rápida de atributos das imagens

Woorank

URL: https://www.woorank.com/pt

Para quem ainda não tem muita experiência ou quer fazer uma análise rápida sobre os principais elementos On-Page, esta ferramenta SEO é a ideal para ajudar nesta tarefa.

Nesta ferramenta são analisados mais de 70 pontos da página, passando desde o title da página até a validação para dispositivos móveis.

Google Search Console

URL: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR

Ferramenta SEO indispensável para começar a analisar um site. Costumo dizer que o Google Search Console (antigo Webmaster Tools) é o braço direito do analista SEO, pois através dele conseguimos ver muitas informações sobre como o Google está enxergando nosso site.

Para a parte de SEO On-Page cito algumas funcionalidades interessantes:

  • Title e Descriptions duplicados
  • Links que apontam para o site
  • Verificar erros de rastreamento
  • Validar como o Googlebot lê suas páginas
  • Testar robots.txt
  • Enviar Sitemaps
  • Análise das buscas que seu site aparece

Estas são apenas algumas funcionalidades que esta ferramenta oferece. É muito importante acessar esta ferramenta com frequência para acompanhar a saúde do seu site.

Bing Webmaster Tools

URL: http://www.bing.com/toolbox/webmaster

Similar ao Google Search Console, o Bing também oferece uma ferramenta bem completa para o analista acompanhar como o Bing está lendo o seu site. Lembre-se que em seu nicho podem existir pessoas que utilizam o Bing e ele seja uma ótima fonte de tráfego.

Web-Sniffer

URL: http://web-sniffer.net/

Utilize esta ferramenta para saber qual é o Status HTTP que uma página retorna ou como está sendo montado o cabeçalho de carregamento de uma página.

Inclusive gravei um vídeo falando sobre como fazer este tipo de validação utilizando o Web-Sniffer, Google Chrome e o Seach Console.

Pagespeed Insights

URL: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Nesta ferramenta você podemos validar como está a velocidade de carregamento de nossas páginas. E não é só isso, além de saber quais são os problemas o próprio Google te indica como fazer a correção deles.

Além do quesito velocidade, também recebemos uma avaliação de como está o desempenho do site em sua versão mobile. Lembre-se que desde 21 de Abril de 2015 ter um site mobile se tornou um fator de ranqueamento para as buscas feitas em dispositivos móveis.

Webpagetest

URL: http://www.webpagetest.org/

A Webpagetest é uma ferramenta SEO fantástica quando estamos em busca de aprimorar nosso o tempo de carregamento de um site. Nesta ferramenta nós conseguimos alguns quesitos a mais que a o Pagespeed Insights não mostra de forma clara, como por exemplo o tempo e ordem que cada um dos arquivos carrega na página entre muitas outras coisas.

Recomendo sempre utilizar ambas as ferramentas ao analisar o tempo de carregamento de seu site.

Hotjar

URL: https://www.hotjar.com/

Com a ferramenta Hotjar é possível criar um mapa de calor das páginas do seu site e com isso saber quais são as áreas mais quentes e com isso melhorar a usabilidade da mesma.

Além do heatmap é possível gravar vídeos de usuários reais que acessam seu site e com isso entender o seu comportamento e providenciar melhorias de usabilidade.

Lembre-se que uma das formas de aumentar o seu ROI é melhorando a sua taxa de conversão e a usabilidade do site está diretamente relacionada a isso.

 

Ferramentas SEO: WordPress

Decidi criar um tópico com 3 ótimos plugins para WordPress que realmente fazem a diferença na hora de otimizar um site.

Yoast SEO

URL: https://wordpress.org/plugins/wordpress-seo/

Quer ter a certeza de que o seu site em WordPress possui todos os recursos básicos para ter um bom SEO On-Page? Então instale este plugin, pois ele fará toda a configuração necessária e disponibilizará diversos recursos para você otimizar ainda mais seu site ou blog.

BJ Lazy Load

URL: https://wordpress.org/plugins/bj-lazy-load/

Para otimizar o tempo de carregamento das imagens em seu site eu recomendo a utilização do BJ Lazy Load. Com este plugin as imagens carregam de uma forma que melhora a experiência do usuário e deixa o carregamento mais ágil.

W3 Total Cache

URL: https://wordpress.org/plugins/w3-total-cache/

Um dos plugins mais conhecidos quando o assunto é aproveitar melhor o cache de um site. Quando estiver trabalhando a otimização do tempo de carregamento do seu WordPress, lembre-se de utilizar este plugin.

 

Ferramentas SEO: Conteúdo

Para criar conteúdo de qualidade é importante saber quais termos vamos trabalhar e criar conteúdo de qualidade. Abaixo separei algumas ferramentas SEO para auxiliar no processo de criação de conteúdo para seu site.

Google Keyword Planner / Planejador de Palavras-Chave

URL: https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner

Claro que em nossa lista de Ferramentas SEO não poderia faltar o Planejador de Palavras-Chave (Google Keyword Planner). Com esta ferramenta podemos verificar qual o volume de buscas que uma palavra possui no Google e com isso traçar nossas estratégias.

Google Trends

URL: https://www.google.com/trends/

Com o Google Trends é possível saber como está a tendência de um termo nas buscas do Google. Você pode descobrir se o interesse por esta busca vem aumentando ou diminuindo com o passar do tempo e também de acordo com uma determinada região do planeta.

Além de poder descobrir alguns outros termos relacionados a sua keyword alvo.

Ubbersuggest

URL: https://ubersuggest.io/

Existem milhares de combinações de buscas que podem ser feitas com a sua palavra-chave. Para saber as principais combinações utilize a Ubbersuggest. Esta ferramenta SEO vai te mostrar as 10 combinações mais pesquisadas no Google para cada letra do alfabeto.

Com certeza é uma fonte riquíssima para quem está querendo expandir sua lista de palavras-chave.

Keyword Tool

URL: http://keywordtool.io/

Outra ferramenta que utiliza as sugestões de termos mais buscados do Google para te mostrar uma lista de palavras-chave. Se você está criando sua lista de palavras-chave, lembre-se de utilizar esta ferramenta.

CopyScape

URL: http://www.copyscape.com/

Quer saber se uma página possui conteúdo duplicado ou conteúdo copiado? Então utilize o CopyScape. Basta incluir uma URL e após a validação você saberá se o conteúdo também existe em outras páginas pela internet.

Plagium

URL: http://www.plagium.com/

Você quer saber se um texto que vai publicar em seu site já existe em outras páginas pela internet? Então utilize a ferramenta Plagium.

Se você recebe artigos, matérias e post para publicar em seu site, pode utilizar esta ferramenta antes de publicar e assim ter a certeza de ter um conteúdo original em mãos.

Google Search Console

URL: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR

Esta ferramenta já foi citada na parte de ferramentas SEO On-Page, mas precisamos destacar o relatório Search Analitycs. Nele é possível identificar quais são os termos para os quais o seu site já aparece nas buscas e com isso selecionar alguns termos para os quais você pode melhorar o seu conteúdo visando aumentar a visibilidade de seu site.

Dica Extra

Gravei um vídeo explicando o meu processo para criar conteúdo de qualidade e otimizado. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wtYgsnXa5cw

 

Ferramentas SEO: Link Building

Open Site Explorer

URL: https://moz.com/researchtools/ose/

Com a Open Site Explorer desenvolvida pela empresa MOZ você pode verificar qual é o Domain Authority e Page Authority de um site. Esta é uma métrica disponibilizada pela MOZ para que possamos validar a sua relevância.

Gravei um vídeo falando sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=3hXoFPTS-So

Xenu Link Sleuth

URL: http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html

Em um primeiro momento o site para fazer o download desta ferramenta SEO pode te assustar, mas saiba que ela é uma ferramenta muito poderosa.

Com esta ferramenta você pode fazer a análise de um site em busca de links quebrados. Faça esta verificação em sites que você enxerga potencial para ganhar links e ao detectar links quebrados sugira que o mesmo seja corrigido apontando um link para o site que você está otimizando.

Ahrefs

URL: https://ahrefs.com/

Com a Ahrefs é possível identificar os links que um site vem ganhando com o passar do tempo e de quais domínios eles vêm. Estas informações ajudam você a saber como estão o seu perfil de backlinks e também para saber onde seus concorrentes estão ganhando links.

Além dos links você também saberá se eles são do tipo DoFollow e quais são os textos âncora mais utilizados.

Majestic

URL: https://pt.majestic.com/

Esta ferramenta funciona de forma similar a Ahrefs, onde podemos saber os backlinks que um site recebe, informações de texto âncora, etc.

 

Ferramentas SEO: Planejamento e Acompanhamento

Toda boa estratégia de SEO começa com o planejamento e continua através de forma constante através do acompanhamento. Abaixo separei as principais ferramentas que você pode utilizar para montar o seu planejamento de SEO.

SEM Rush

URL: https://www.semrush.com/

A SEM Rush é uma das ferramentas mais conhecidas dentro do mercado de SEO e não é para menos. Nela conseguimos fazer uma análise de como um site está aparecendo nas buscas orgânicas, acompanhar sua evolução, comparar com concorrentes e muito mais.

Você pode testar a ferramenta de forma gratuita, mas para ter acesso a todos os recursos você precisará ter acesso a versão paga.

Similarweb

URL: https://www.similarweb.com/

Uma das partes de um planejamento é analisar a concorrência e com a SimilarWeb você verá uma estimativa de como está o tráfego dos seus concorrentes.

Google Analytics

URL: https://analytics.google.com/

O Google Analytics provavelmente é a ferramenta mais famosa de todas quando o assunto é acompanhar métricas de um site. É uma ferramenta completa que auxilia o analista SEO a saber de onde estão vindo seus acessos, quais páginas estão engajando com seus usuário, quais páginas mais convertem e muito mais.

 

Conclusão

Estas são as ferramentas SEO que eu utilizo no meu dia a dia. Tenho certeza que com estas ferramentas SEO você conseguira ter acesso as informações necessárias para criar suas estratégias de SEO e levar o seu site para as primeiras posições nas buscas.

Se você utiliza alguma outra ferramenta, deixe abaixo nos comentários.

Daniel Imamura - Analista de SEO Daniel Imamura
Analista de SEO
Engenheiro da computação e apaixonado por SEO
Siga-me no Twitter: @blogdoimamura
 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha Captcha Reload

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>