Estratégias de SEO

Estratégias de SEO

Estratégias de SEO

Durante a minha carreira em SEO tive e tenho a oportunidade de trabalhar com diversos segmentos de clientes e todos com um objetivo em comum: obter mais resultados orgânicos.

Para alcançar este objetivo aprendi muitas estratégias de SEO. Desde estratégias mais básicas até estratégias de SEO que foram uma combinação de várias ideias.

Neste artigo quero compartilhar com você tudo o que aprendi sobre como montar estratégias de SEO eficientes.

Como criar uma estratégia de SEO?

Passo 1: KPI

O primeiro passo de uma estratégia de SEO é definir quais objetivos você deseja atingir. Algumas pessoas imaginam que por aplicarem várias técnicas de SEO em seu site estão aplicando estratégias de SEO, porém não é bem assim que funciona.

Uma estratégia deve te levar de um ponto A para um ponto B, ou seja, você precisa definir o seu KPI (indicador) para então traçar quais serão os passos a serem percorridos para alcança-lo.

Lembre-se: Quando não sabemos para onde queremos ir, qualquer caminho serve.

Vou dar alguns exemplos de KPI para estratégias de SEO:

  • Acessos: Excelente KPI se o seu negócio depende de visualizações de página, como é o caso de grandes portais que vendem publicidade baseada em visualização.
  • Conversão: Uma conversão pode ser um preenchimento de formulário ou uma solicitação de orçamento. Este KPI é ideal para prestadores de serviço.
  • Vendas: Se você tem uma loja online, o número de vendas deve ser o seu principal KPI.
  • Posicionamento no Google: Se você quer fazer branding, por exemplo, o posicionamento no Google para sua principal palavra-chave pode ser definido como KPI.

Agora que você sabe que precisa de um KPI de SEO, defina o seu para suas estratégias de SEO.

Passo 2: Planejamento

Agora que você sabe onde deseja chegar, precisa definir quais são os passos a percorrer até chegar ao seu objetivo. Não existe uma receita de bolo, ainda mais porque SEO é Holístico, ou seja, é necessário avaliar o cenário como um todo para compreender quais fatores de ranqueamento você deve trabalhar mais.

Porém, desenvolvi um checklist básico que te dará um Norte para iniciar seu planejamento:

Revisão On-Page

Como eu sempre digo aqui na Consultoria Digital para meus analistas: “Não adianta criar dezenas de páginas em um site se o Google não conseguir lê-las corretamente. ”

É importante que o código-fonte do seu site esteja bem estruturado para que o Googlebot possa fazer a correta leitura e entender cada tag e cada palavra do seu conteúdo, pois assim a sua relevância nas buscas aumentará consideravelmente.

E não é apenas em questões de estruturação que você deve ficar atento. O desempenho do seu site também está dentro da Revisão On-Page.

Deixar seu site rápido, responsivo e totalmente funcional para dispositivos móveis, entre diversas outras coisas, é importantíssimo ainda mais depois do lançamento do Mobile Friendly Update, também conhecido como Mobilegeddon.

Então recomendo que você comece suas estratégias de SEO dando uma boa revisada no On-Page do seu site. Se você utiliza WordPress, saiba que existem diversos plug-ins que podem facilitar sua vida.

Conteúdo

Depois que você deixar seu código-fonte redondindo, chegou a hora de trabalhar o seu conteúdo. Afinal um código HTML sem conteúdo de qualidade não vai agradar a seus leitores e clientes em potencial, e muito menos o algoritmo do Google.

Nas minhas estratégias de SEO eu costumo focar muito em criar um conteúdo completo no site. Crio uma linha editorial, no caso de sites que possuem blog ou área de notícias e aplico diversas estratégias de Marketing de Conteúdo que vão ajudar a engajar seu público, transformar seu site em referência e ajudar na encontrabilidade do mesmo nas buscas mais estratégicas do seu negócio.

Defina seu avatar/persona, descubra quais são seus problemas, suas dores, seus interesses e produza conteúdo útil para ajuda-lo.

Uma técnica que ajuda bastante nesta etapa da estratégia é que após selecionar a palavra-chave, pesquisar o que todos os principais sites das buscas estão fazendo de interessante. Analise quais tópicos costumam abordar sobre o assunto, quais termos utilizam, quais dúvidas eles respondem. Depois de analisar 10 a 20 sites, tenho certeza absoluta que você terá insumos para produzir o melhor conteúdo de todos eles.

Ter este conteúdo de qualidade vai te ajudar muito a ter resultados nas suas estratégias de SEO.

Link Building

Relevância, ganho de backlinks, aumento de autoridade, não importa como você chama o Link Building, mas é importante que você adicione esta etapa a suas estratégias de SEO, pois links de qualidade ainda são muito importantes para quem deseja ter resultados orgânicos.

As principais formas de se ganhar links são:

  • Cadastros: Existem locais onde você pode cadastrar seu site e conquistar links, como por exemplo, sites verticais, redes sociais, etc.
  • Ativos Linkáveis: Você pode criar elementos em seu site que por si só atraem o interesse do público e acabam recebendo links de referência. Podem ser infográficos, vídeos, e-books ou até mesmo um artigo de extrema qualidade.

Utilize ferramentas como a aHrefs para ver o que seus concorrentes estão fazendo e onde eles estão ganhando estes links. Fazer esta análise é uma forma de encontrar uma fonte riquíssima de oportunidades.

Passo 3: Execução

Como você pode ver estratégias de SEO envolvem muitas atividades. Você deve pegar seu planejamento e colocá-lo em prática. Sem a execução das atividades você não conseguirá alcançar seus objetivos.

E não basta apenas executar, você deve executar da melhor maneira possível. Muitos analistas criam excelentes estratégias de SEO, porém na hora de coloca-las em prática, pecam na execução, fazendo as coisas de qualquer jeito ou pela metade.

Acredite em mim, fazer as coisas pela metade em SEO só vai te trazer metade dos resultados.

Uma regra que tenho clara em tudo que faço na vida ou em minhas estratégias de SEO: Se é para fazer, faça bem feito!

Qual a importância de se ter uma estratégia de SEO?

Lembre-se que o processo de conversão começa na busca dos seus clientes em potencial. Estar bem posicionado nas buscas é um diferencial competitivo para o seu negócio.

Por mais que você já esteja bem posicionado hoje para as buscas, fique atento que seus concorrentes também podem estar aplicando estratégias de SEO em seus sites e se você ficar parado, muito provavelmente será ultrapassado.

SEO tem começo, porém não tem fim. Então, dedique parte do seu tempo e de suas estratégias de negócio para colocar em práticas as melhores estratégias de SEO para o seu negócio. Sempre é possível melhorar.

Quais as principais estratégias de SEO?

Existem algumas estratégias de SEO básicas que você pode combinar para ter a sua própria estratégia. Abaixo cito algumas delas:

  • Aumento de página de qualidade em seu site: Faça um levantamento dos temas que seus concorrentes abordam e crie páginas em seu site com conteúdo de extrema qualidade.
  • Linkagem Interna: Muitos subestimam o poder dos links internos. Se bem aplicados podem gerar grandes resultados.
  • Otimização de Imagens: Definitivamente as imagens são os elementos mais pesados de um site. Trate suas imagens para que elas tenham o tamanho necessário para deixar seu site mais rápido. Fica uma dica: Pesquise sobre JPEG Progressivas (tema para um próximo artigo)
  • Criar ativos linkáveis: Uma das melhores alternativas para conquistar links de qualidade, porém uma das estratégias mais trabalhosas.
  • Long tail: Comece a conquistar as long tails, pois normalmente a concorrência é menor. Depois de ganhar relevância para estes termos busque outros mais concorridos.

A partir destas estratégias de SEO tenho certeza que você pode criar uma grande variedade de combinações e derivações.

Espero ter ajudado você a entender melhor como criar estratégias de SEO. Se você ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar algum complemento, por favor, deixe um comentário aqui abaixo.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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