Estratégia de SEO + Links Patrocinados é possível?

SEO e Links Patrocinados

Por diversas vezes em meus cursos e palestras me fazem a seguinte pergunta: Daniel, se eu investir em SEO eu posso parar com as minhas campanhas de Links Patrocinados?

Quando estamos falando de aquisição de tráfego, SEO e Links Patrocinados são estratégias complementares.

Como todos nós sabemos, SEO é uma estratégia de médio a longo prazo, porém seus resultados são mais sólidos e duradouros, afinal você fica em primeiro lugar no Google devido ter um site otimizado e conteúdo de qualidade.

Já nos Links Patrocinados as coisas são bem mais rápidas. Você investe dinheiro e instantaneamente você começa a aparecer nas buscas de seu interesse. Porém aqui temos o problema da verba de campanha. Dependendo do nicho fica insustentável adquirir clientes somente pagando. Meus amigos do segmento de Desentupidoras que o digam, pois o custo por clique (CPC) é altíssimo.

Agora que você já sabe como cada um desses canais funciona, vamos montar uma estratégia.

1 – Defina uma meta

Acredite em mim, se você quiser focar em todos os seus produtos ou em todos os seus serviços de uma só vez, você demorará mais tempo para conseguir resultados sólidos.

Então, defina alguns produtos e invista seus esforços neles. Definidos os produtos ou serviços podemos avançar para o passo 2.

2 – Escolha as palavras-chave certas

Agora que você já definiu a sua meta, selecione as palavras que vão gerar negócios para seu site. Veja bem o que eu escrevi “gerar negócios”.

Um erro muito comum ao escolher palavras-chave é selecionar apenas palavras que possuem grande volume de buscas, mas o ideal é você selecionar mais palavras que geram vendas ou solicitações de orçamento mesmo que estas possuam um volume de busca inferior.

Se você não faz a menor ideia de como escolher essas palavras, coloque-se no lugar do cliente e na situação que eles está vivendo quando pensa no seu serviço. Para ficar mais claro, vou dar um exemplo:

Quando uma pessoa pensa em comprar flores pela internet?

Em datas especiais. Então procure otimizar o seu site de venda de flores para as datas comemorativas, tais como: Dias da Mães, Dia da Mulher, Dia dos Namorados, etc.

Pensando desta forma você será mais assertivo na escolha dos termos que vai otimizar. Agora vamos para o passo 3.

3 – A estratégia

Com as palavras-chave em mãos você vai verificar se tem uma página para cada uma delas. A regra do 1 para 1 funciona muito bem em SEO, você terá uma página otimizada para cada um destes termos. Lembre-se de aplicar as melhores práticas do On Page e criar conteúdo de qualidade.

Pode ser que você está se perguntando: Daniel, mas e se eu tiver um e-commerce e um blog, como devo fazer?

Simples! Otimize a página do seu produto e procure termos complementares para produzir conteúdo no seu blog. Por exemplo, você criou o produto “Buquê de Rosas Vermelhas” em seu e-commerce. Agora em seu blog crie um artigo com um título similar a este: “10 melhores presentes para o Dia dos Namorados”.

E neste artigo crie um link para página do produto. Pronto! A parte do SEO você já fez. Agora vamos pensar nos links patrocinados.

Como acabamos de ver SEO é uma estratégia de médio a longo prazo, então se você ainda não está ranqueando muito bem para as páginas do seu e-commerce ou blog, convém você ter uma campanha de Links Patrocinados ativa, principalmente nas datas comemorativas.

Conforme seu posicionamento orgânico for melhorando você pode Reduzir o investimento em Links Patrocinados ou começar a investir em palavras-chave que são mais concorridas. Assim você colhe os frutos das visitas orgânicas onde já obteve bons resultados e investe o seu dinheiro em campanhas onde a concorrência é muito alta e você ainda não está bem organicamente.

Esta é a melhor forma de unir estas duas estratégias de aquisição de clientes.

Caso precise de ajuda especializada, clique aqui e saiba mais sobre minha Consultoria Links Patrocinados e Consultoria SEO.

Aguardo seus comentários.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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