Daniel Imamura

Analista de SEO
Facebook Twitter Gplus LinkedIn RSS
Home SEO Estratégia de SEO + Links Patrocinados é possível?
formats

Estratégia de SEO + Links Patrocinados é possível?

em SEO

Por diversas vezes em meus cursos e palestras me fazem a seguinte pergunta: Daniel, se eu investir em SEO eu posso parar com as minhas campanhas de Links Patrocinados?

Quando estamos falando de aquisição de tráfego, SEO e Links Patrocinados são estratégias complementares.

Como todos nós sabemos, SEO é uma estratégia de médio a longo prazo, porém seus resultados são mais sólidos e duradouros, afinal você fica em primeiro lugar no Google devido ter um site otimizado e conteúdo de qualidade.

Já nos Links Patrocinados as coisas são bem mais rápidas. Você investe dinheiro e instantaneamente você começa a aparecer nas buscas de seu interesse. Porém aqui temos o problema da verba de campanha. Dependendo do nicho fica insustentável adquirir clientes somente pagando. Meus amigos do segmento de Desentupidoras que o digam, pois o custo por clique (CPC) é altíssimo.

Agora que você já sabe como cada um desses canais funciona, vamos montar uma estratégia.

1 – Defina uma meta

Acredite em mim, se você quiser focar em todos os seus produtos ou em todos os seus serviços de uma só vez, você demorará mais tempo para conseguir resultados sólidos.

Então, defina alguns produtos e invista seus esforços neles. Definidos os produtos ou serviços podemos avançar para o passo 2.

2 – Escolha as palavras-chave certas

Agora que você já definiu a sua meta, selecione as palavras que vão gerar negócios para seu site. Veja bem o que eu escrevi “gerar negócios”.

Um erro muito comum ao escolher palavras-chave é selecionar apenas palavras que possuem grande volume de buscas, mas o ideal é você selecionar mais palavras que geram vendas ou solicitações de orçamento mesmo que estas possuam um volume de busca inferior.

Se você não faz a menor ideia de como escolher essas palavras, coloque-se no lugar do cliente e na situação que eles está vivendo quando pensa no seu serviço. Para ficar mais claro, vou dar um exemplo:

Quando uma pessoa pensa em comprar flores pela internet?

Em datas especiais. Então procure otimizar o seu site de venda de flores para as datas comemorativas, tais como: Dias da Mães, Dia da Mulher, Dia dos Namorados, etc.

Pensando desta forma você será mais assertivo na escolha dos termos que vai otimizar. Agora vamos para o passo 3.

3 – A estratégia

Com as palavras-chave em mãos você vai verificar se tem uma página para cada uma delas. A regra do 1 para 1 funciona muito bem em SEO, você terá uma página otimizada para cada um destes termos. Lembre-se de aplicar as melhores práticas do On Page e criar conteúdo de qualidade.

Pode ser que você está se perguntando: Daniel, mas e se eu tiver um e-commerce e um blog, como devo fazer?

Simples! Otimize a página do seu produto e procure termos complementares para produzir conteúdo no seu blog. Por exemplo, você criou o produto “Buquê de Rosas Vermelhas” em seu e-commerce. Agora em seu blog crie um artigo com um título similar a este: “10 melhores presentes para o Dia dos Namorados”.

E neste artigo crie um link para página do produto. Pronto! A parte do SEO você já fez. Agora vamos pensar nos links patrocinados.

Como acabamos de ver SEO é uma estratégia de médio a longo prazo, então se você ainda não está ranqueando muito bem para as páginas do seu e-commerce ou blog, convém você ter uma campanha de Links Patrocinados ativa, principalmente nas datas comemorativas.

Conforme seu posicionamento orgânico for melhorando você pode Reduzir o investimento em Links Patrocinados ou começar a investir em palavras-chave que são mais concorridas. Assim você colhe os frutos das visitas orgânicas onde já obteve bons resultados e investe o seu dinheiro em campanhas onde a concorrência é muito alta e você ainda não está bem organicamente.

Esta é a melhor forma de unir estas duas estratégias de aquisição de clientes.

Caso precise de ajuda especializada, clique aqui e saiba mais sobre minha Consultoria Links Patrocinados e Consultoria SEO.

Aguardo seus comentários.

Daniel Imamura - Analista de SEO Daniel Imamura
Analista de SEO
Engenheiro da computação e apaixonado por SEO
Siga-me no Twitter: @blogdoimamura
 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
3 Comments  comments 

3 Respostas

  1. Gostei muito do seu artigo. Simplesmente fácil e objetivo.

    Bom trabalho!

  2. ótimo feedback daniels! Aproveitando, vc acredita que o trabalho de otimização das páginas para SEO pode melhorar o índice de qualidade das mesmas para SEM ( no adwords)? abs

    • Obrigado John.
      Para um anúncio no Adwords ficar bem posicionado existem alguns fatores, tais como lance e Índice de Qualidade.
      O índice de qualidade visa exibir anúncios relevantes para o usuário que clique em um dos links patrocinados e para isso ele avalia a qualidade da página de destino.
      Sendo assim, acredito que se você faz um ótimo trabalho de SEO com certeza terá uma ótima página de destino para qualquer anúncio e assim poderá ter um melhor retorno de seus anúncios no Adwords.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha Captcha Reload

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>