Densidade de palavras-chaves

Quando estamos desenvolvendo uma Landing Page, ou seja, uma página de entrada, precisamos sempre ter em mente de que ela precisa ter uma palavra-chave como foco. Desta forma ela terá mais força para ajudar seu site a ficar mais bem posicionado nesta determinada keyword.

Mas como saber se a página esta com uma boa quantidade de citações da palavra-chave que estamos trabalhando?

Simples! Podemos utilizar um analisador da densidade.

A densidade nada mais é do que um cálculo para saber a porcentagem que determinada palavra representa no contexto geral.

Na maioria dos artigos pela internet encontraremos que entre 2% a 3% é um ótimo resultado de densidade, mas minha recomendação é que o conteúdo seja feito de forma natural utilizando a keyword desejada.

Um exemplo que gosto bastante de como avaliar a qualidade de um texto com base em uma palavra chave é este que o Cassiano Travareli utilizou no Fórum para Webmasters do Google.

Uma ferramenta que achei bem legal para calcular a densidade de palavra-chave foi o Ranks.NL

Ranks.nl

Basta você adicionar uma URL e uma palavra-chave e ele te retorna um relatório completo com a análise de palavras-chaves do endereço e traz a keyword informada em destaque.

Relatório Ranks.NL

Se você conhecer mais ferramentas para calcular a densidade de keywords deixe um comentário aqui, pois terei o maior prazer em testar e quem sabe isso vire o tema para um próximo post.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima