Curso de SEO: Levantamento de dados

checklistEste será o primeiro post onde mostrarei algumas dicas de como você pode utilizar as dicas de SEO que viu aqui para ajudar seu cliente ou sua empresa a melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Uma das primeiras coisas que devemos perguntar ao nosso cliente é: “Qual é o seu negócio?

Por mais obvia que esta pergunta pareça, sem ela definida no papel não conseguiremos atingir as nossas metas. Existem alguns fatores que podem contribuir para isso. Veja:

  1. Dupla interpretação
    Cada indivíduo pode imaginar o negócio do cliente de uma forma diferente. Sendo assim não iremos caminhar para um mesmo objetivo.
  2. Opinião do cliente
    Às vezes nem mesmo o cliente tem o negócio dele definido formalmente. Assim pode querer abordar muitas coisas sendo generalista, ou ainda, mudar de opinião rapidamente.

Por estes e outros motivos precisamos fazer alguns levantamentos prévios COM O CLIENTE (não tente responder a nenhuma dessas perguntas sozinho). Veja algumas perguntas que você pode (deve) fazer:

  1. Defina o seu negócio
  2. Sobre o que se trata?
  3. Quem são os seus consumidores?
  4. Qual forma você irá abordá-los?
  5. O que você fala do seu produto/serviço?
  6. Como você expõe esta informação?
  7. Quais as palavras que você utiliza para falar do seu produto/serviço?
  8. Como o seu público pesquisa sobre aquele tema?
  9. Quais palavras eles utilizam?
  10. Quais os termos mais buscados?
  11. Quem são seus concorrentes?
  12. Como os seus concorrentes expõe os seus produtos/serviços?
  13. Quais palavras eles utilizam?
  14. Quais expressões?

É claro que o cliente talvez não saiba responder a todas estas perguntas, que é o mais comum, mas você como analista de SEO vai conseguir extrair o máximo dele e encontrar as respostas.

Depois de realizado este levantamento, devemos analisar quais palavras chave vamos trabalhar.

Para realizar esta tarefa podemos utilizar inúmeras ferramentas, mas sempre devemos perguntar ao cliente: “Como você gostaria que seu produto/serviço fosse encontrado na internet?”.

Isto porque mesmo depois de avaliar todas as respostas ele pode querer ser encontrado de maneira diferente e vir com a seguinte frase depois de alguns meses de trabalho: “Eu pesquiso no Google XXXX e não acho meu site”.

Se este XXXX não estiver nas respostas de nossas perguntas vamos ter um stress enorme com o cliente.

Então a resposta a esta pergunta será o nosso indicador de satisfação com o cliente.

Claro que vamos analisar esta resposta e ver se ela serve como parâmetro, pois já pensou um cliente querendo aparecer em primeiro lugar quando pesquisarem a palavra “coca-cola”.

Lembre-se sempre que cada analista tem suas técnicas para realizar seu trabalho. Esta é uma dica para você poder começar. Não existe certo ou errado, pois cada cliente exigirá um estudo específico e cabe ao analista de SEO descobrir o que utilizar.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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