Este será o primeiro post onde mostrarei algumas dicas de como você pode utilizar as dicas de SEO que viu aqui para ajudar seu cliente ou sua empresa a melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Uma das primeiras coisas que devemos perguntar ao nosso cliente é: “Qual é o seu negócio?”
Por mais obvia que esta pergunta pareça, sem ela definida no papel não conseguiremos atingir as nossas metas. Existem alguns fatores que podem contribuir para isso. Veja:
- Dupla interpretação
Cada indivíduo pode imaginar o negócio do cliente de uma forma diferente. Sendo assim não iremos caminhar para um mesmo objetivo. - Opinião do cliente
Às vezes nem mesmo o cliente tem o negócio dele definido formalmente. Assim pode querer abordar muitas coisas sendo generalista, ou ainda, mudar de opinião rapidamente.
Por estes e outros motivos precisamos fazer alguns levantamentos prévios COM O CLIENTE (não tente responder a nenhuma dessas perguntas sozinho). Veja algumas perguntas que você pode (deve) fazer:
- Defina o seu negócio
- Sobre o que se trata?
- Quem são os seus consumidores?
- Qual forma você irá abordá-los?
- O que você fala do seu produto/serviço?
- Como você expõe esta informação?
- Quais as palavras que você utiliza para falar do seu produto/serviço?
- Como o seu público pesquisa sobre aquele tema?
- Quais palavras eles utilizam?
- Quais os termos mais buscados?
- Quem são seus concorrentes?
- Como os seus concorrentes expõe os seus produtos/serviços?
- Quais palavras eles utilizam?
- Quais expressões?
É claro que o cliente talvez não saiba responder a todas estas perguntas, que é o mais comum, mas você como analista de SEO vai conseguir extrair o máximo dele e encontrar as respostas.
Depois de realizado este levantamento, devemos analisar quais palavras chave vamos trabalhar.
Para realizar esta tarefa podemos utilizar inúmeras ferramentas, mas sempre devemos perguntar ao cliente: “Como você gostaria que seu produto/serviço fosse encontrado na internet?”.
Isto porque mesmo depois de avaliar todas as respostas ele pode querer ser encontrado de maneira diferente e vir com a seguinte frase depois de alguns meses de trabalho: “Eu pesquiso no Google XXXX e não acho meu site”.
Se este XXXX não estiver nas respostas de nossas perguntas vamos ter um stress enorme com o cliente.
Então a resposta a esta pergunta será o nosso indicador de satisfação com o cliente.
Claro que vamos analisar esta resposta e ver se ela serve como parâmetro, pois já pensou um cliente querendo aparecer em primeiro lugar quando pesquisarem a palavra “coca-cola”.
Lembre-se sempre que cada analista tem suas técnicas para realizar seu trabalho. Esta é uma dica para você poder começar. Não existe certo ou errado, pois cada cliente exigirá um estudo específico e cabe ao analista de SEO descobrir o que utilizar.