Curso de SEO: Imagens

Google ImagensAs imagens em nosso site também podem ser utilizadas em nossa estratégia de SEO. Vamos ver algumas dicas.

Os atributos das imagens são as coisas que normalmente passam despercebidas em muitos sites. Veja:

O atributo ALT vai ajudar o site a ser encontrado pelos mecanismos de busca, pois este é o texto alternativo e faz parte do contexto do site. Resumindo: é mais uma oportunidade para colocar uma palavra chave em sua página.

O atributo TITLE é complemento do ALT. Na maioria dos navegadores é ele quem gera o hint da imagem. Podemos utilizar quantos caracteres quisermos para descrever a imagem, mas não é bom abusar. Isso vai facilitar a navegação do usuário.

A qualidade das imagens deve ser boa, mas temos que ficar atentos para que elas não fiquem pesadas, uma vez que o tempo de carregamento do site também é levado em consideração pelos mecanismos de busca.

Outra coisa que podemos trabalhar é o nome do arquivo de imagem. Ao invés de colocarmos DESC001.JPG, podemos colocar Casa.JPG, por exemplo.

O texto em torno da imagem também vai ajudar em sua identificação, pois vai mostrar ao search engine que a imagem esta dentro de um contexto.

Outra dica é que se o nome da imagem for composto por mais de uma palavra utilize hífen e não underline.

Em alguns artigos de SEO você vai ouvir sobre o atributo LONGDESC, ele pode ser usado, mas não é obrigatório. Este atributo é destinado a fornecer uma URL para o usuário poder ver uma descrição mais detalhada da imagem. Já fiz diversos sites e não utilizei isso em nenhum lugar. Caso você conheça algum site que utiliza esse atributo, por favor, me informe.

Cuidar bem de nossas imagens, além de ajudar na navegação e não prejudicar no tempo de carregamento do site é uma boa chance de aparecermos nos resultados de pesquisa de imagens e recebermos mais visitas.

Veja aqui todas as dicas que SEO já publiquei.

Até a próxima.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima