Como vender SEO?

Vender SEO é muito mais do que simplesmente vender uma prestação de serviços. Confira abaixo algumas dicas que aprendi com a experiência na profissão.

Como vender SEO

Como vender SEO sem enganação?
Muitos profissionais mal intencionados oferecem serviços de SEO garantindo que vão colocar o site do cliente na primeira posição do Google, mas segundo o próprio Google: “Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google”.

É claro que o objetivo do Analista de SEO é alcançar a primeira posição em todos os mecanismos de busca, mas isso é algo que não podemos garantir.

Para vender SEO não precisamos prometer milagres. Basta definirmos objetivos realistas e que influenciam diretamente no dia a dia do cliente, seja no seu faturamento ou no aumento da demanda de trabalho.

O que oferecer em um projeto de SEO?
Alguns analistas de SEO acreditam que o mais importante na hora de oferecer um projeto para um cliente em potencial é falar sobre questões técnicas como fatores On Page e sua estratégia de Link Building, mas isso na verdade não é o que o cliente realmente quer ouvir.

Devemos sempre oferecer uma solução que irá auxiliar o negócio do cliente a crescer. O cliente não quer simplesmente ficar em primeiro lugar no Google, ele quer ficar em primeiro lugar no Google porque isso vai aumentar o faturamento de sua empresa.

Ofereça sempre soluções com foco no negócio de seu cliente. A parte técnica de como alcançar os objetivos pode ficar para mais tarde em uma conversa com a equipe de TI, por exemplo.

Venda confiança!
Como vimos não podemos garantir que nosso cliente fique em primeiro lugar no Google, o que gera certa desconfiança na hora de contratar serviços de SEO. Sendo assim, precisamos encontrar alguém do lado do cliente que nos apoie para que o projeto seja executado da melhor maneira possível.

Independente do porte do cliente precisamos sempre fazer o trabalho de Evangelização de SEO. Em toda e qualquer oportunidade de contato devemos mostrar como a implantação de um projeto de SEO trará bons resultados para a empresa e que o auxilio dos funcionários envolvidos no projeto é fundamental para alcançar os objetivos traçados.

Se a gerência e os envolvidos não estiverem convencidos de que SEO é bom para eles e para a empresa podemos enfrentar grandes dificuldades.

Um dos exemplos mais comuns é quando o site é desenvolvido internamente na empresa contratante. Imagine um analista que a equipe nunca viu pedindo para que boa parte do site seja refeita segundo as melhores práticas de SEO. Sem a confiança deles situações de estresse começarão a qualquer instante.

Cobre um valor justo
Uma das dúvidas mais comuns entre os analista de SEO é: Quanto cobrar por um projeto de SEO?

Já adianto que não é possível fazer uma tabelinha com preços fixos para cada atividade de SEO. Isso ocorre, pois cada projeto oferece condições diferentes para sua execução, ou seja, existem aqueles que são mais simples e outros mais complexos.

Desta maneira não podemos tabelar atividades. Você deve estar se perguntando: Mas então como eu faço para cobrar um preço justo?

A melhor maneira que encontrei até hoje é você estipular quanto custa o valor da sua hora.

Tendo este valor em mãos, a única coisa que você precisará fazer para enviar um orçamento para um cliente é verificar quantas horas você precisará para desenvolver cada uma das tarefas. Feito isto basta multiplicar pelo valor da sua hora e você terá um valor justo para enviar um orçamento de SEO.

Mas lembre-se que os clientes sempre pedirão um desconto, então quando enviar um orçamento esteja preparado para receber contrapropostas.

Em certos momentos o cliente não estará disposto a pagar o que você espera, mas dependendo do projeto pode compensar fazer um preço mais camarada, pois as possibilidades de aprendizado em certos projetos são infinitamente melhores do que qualquer valor a mais em um contrato.

O dinheiro podemos gastar, mas o conhecimento fica!

Estas dicas são para mostrar que para vender SEO precisamos saber muito mais do que questões técnicas, precisamos entender nosso cliente em potencial e o que o SEO pode proporcionar para seu negócio.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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