Como vender ideias?

Para começar o assunto deste post lanço a seguinte pergunta:

O que é um navegador?

Parece ser uma pergunta simples, mas para a grande maioria das pessoas que não são da área de web, questioná-las sobre o que é um navegador, ou melhor, o que é um browser é uma pergunta um tanto quanto complexa.

Assista ao vídeo abaixo e veja quais foram as respostas que as pessoas deram para esta pergunta:

No vídeo pessoas “normais” que estavam passando foram questionadas e pelo que vocês puderam perceber pouquíssimos sabiam a diferença entre um browser e um mecanismo de busca.

O mesmo ocorre dentro das empresas e até mesmo nos mais altos cargos, onde por diversas vezes o departamento técnico tem excelentes projetos para apresentar, mas utilizam tantos termos técnicos que acabam confundindo quem não é da área.

Lembre-se que a maioria das pessoas quando estão dispostas a investir em uma ideia não quer saber exatamente como você vai fazer um projeto, mas sim o que ele poderá proporcionar a elas se tudo correr bem.

Estar bem preparado é fundamental, mas na hora de vender suas ideias lembre-se que quem esta assistindo não necessariamente vai entender termos técnicos e talvez um papo neste nível faça com que o interesse seja perdido rapidamente.

Um exemplo muito legal que achei foi este vídeo sobre o Google Chrome, ele mostra de forma criativa todos os benefícios do navegador sem utilizar muitos termos técnicos.

Com certeza um investidor que não entende nada de browsers teria o interesse de assistir o vídeo até o final.

Então se lembre sempre de:

  • Fazer uma apresentação sem muitos termos técnicos
  • Utilize toda a sua criatividade para mostrar os benefícios do projeto e não como ele será feito nos seus mínimos detalhes
  • Projetos em sua grande maioria visam reduzir gastos ou aumentar lucros, então se coloque sempre no lugar da pessoa que esta avaliando o projeto e imagine se você estaria disposto a investir nele

Nesta sexta-feira dia 16 de setembro vai acontecer em São Paulo o Google Developer Day 2011 e uma das sessões será o Painel VC: empreendedorismo e capital empreendedor.

Com certeza excelentes dicas serão passadas para quem busca vender suas ideias.

Estarei no evento transmitindo tudo pelo Twitter. Fiquem ligados.

Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima